Livro destaca o crescente mercado de automação residencial

Notícias

Ver todas as notícias           
Livro destaca o crescente mercado de automação residencial

"Automação Residencial - Conceitos e Aplicações" é o título de um livro que está sendo lançado pela Editora Educere, destinado a profissionais desse que é um dos segmentos mais dinâmicos do país atualmente. Os autores - os engenheiros José Roberto Muratori e Paulo Henrique Dal Bó - possuem empresas atuantes na área e também integram a principal entidade do setor, a Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial); Muratori é atualmente diretor executivo da entidade.

Com 200 páginas, o livro é extremamente útil a profissionais como engenheiros, arquitetos e integradores de sistemas, já que os recursos de automação atraem cada vez mais os usuários. Todo o conteúdo é inédito, baseado na experiência profissional dos autores e também no trabalho da Aureside. Há mais de 12 anos, a entidade realiza cursos para integradores de sistemas residenciais e prediais. "Procuramos incluir todos os temas que são discutidos nesses eventos", explica Muratori. "Nesses 12 anos, a tecnologia evoluiu muito e, por isso, tivemos a preocupação de atualizar o conteúdo de acordo com os recursos disponíveis atualmente".

Segundo os autores, "Automação Residencial - Conceitos e Aplicações" vem suprir uma carência do mercado brasileiro, que é a falta de literatura em português. A obra se divide em tópicos, como Instalações Elétricas Convencionais e Automatizadas; Protocolos de Automação; Cabeamento Residencial para dados, voz e imagem; Projeto de Infraestrutura; Interfaces de Automação; Automação em Áreas Comuns de Edifícios Residenciais; eEficiência Energética; além disso, detalha os sistemas atualmente existentes no mercado e aponta as tendências para o futuro do setor.

"Não é um trabalho essencialmente técnico, porque procuramos utilizar uma linguagem acessível também para pessoas que se interessam pelo tema mesmo não sendo especialistas", diz Muratori, que pretende usar o livro como referência nos próximos eventos da Aureside. Mais informações podem ser obtidas no site da entidade.

 

Fonte: Aureside